Autossabotagem | Motivo: Culpa

AUTOSSABOTAGEM – QUAIS OS MOTIVOS MAIS COMUNS “DELA” VIR À TONA?

E a respoxxxxxta foi SIMMMM! Tem gente querendo saber SIMMMM mais sobre o assunto abordado no último post aqui do blog, sobre a autossabotagem! Então, vamos láaaaa… São vários os motivos, hoje vamos abordar a CULPA!

Crescemos sob a sombra da culpa (FATO).

#Motivo Nº01: Culpa – alguém por aqui sente isso?

Seja, vinda da religião: “se não for bonzinho (a) vai para o inferno.” “Tem que colocar a necessidade dos outros antes da sua”, e por aí segue “o baile’…

Li, em um dos artigos da “Gisele”, que a mesma conheceu uma pessoa que pedia para o filho de 8 anos, todas as noites, refletir sobre seus pecados.

Eu, Cris Karla, conheci várias pessoas assim – SIM, VÁRIAS!!!

Ou, culpa cultivada no ambiente familiar: “tem que ser boazinha/bonzinho, responsável, dar a sua vez, cuidar dos seus irmãos pois você é mais velha/velho, compartilhar seus brinquedos ou doces, tem que ter as melhores notas – afinal, você SÓ ESTUDA!”.

Muitas crianças sentem-se culpadas por brigas em casa e separação dos pais.

É importante salientar que não se trata necessariamente de pais ou cuidadores mal-intencionados, mas sim, a forma como os conceitos são passados de geração em geração.

Muitas vezes, com o intuito de educar ou proteger os filhos de perigos e exposições, afinal, foi a forma com que estas famílias aprenderam a educar.

Pois é, há um sistema familiar todinho antes da gente ‘néammm’ – assunto para um outro posta, guardem!.

Voltando aqui para a culpa, observamos que ela também tem uma função importante no ser humano e na sociedade. Imagine se não tivéssemos culpa? Que caos que seria, não?!

E, voltando ao cerne da questão: Como a culpa atua na autossabotagem? A culpa é sinal de não merecimento (“oooo crencinha!”).

Então, se você inconscientemente acredita que não merece algo bom, como sucesso profissional, um relacionamento, uma família, um carro ou casa novos, uma viagem, amigos, tem que dar um jeito de colocar a perder certo?

Por hoje, é isso… Amanhã tem mais! SE LIGA AQUI…

Beijinhos  😙

Continuo te esperando!

CrisKarla – Master Coach Integral Sistêmico

coach@criskarla.com.br

www.criskarla.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *