“As pessoas querem te ver bem, mas nunca melhor que elas”. Essas situações acontece com você?
Ou com alguém próximo de você? Ou ainda, você já ouviu falar sobre isso?
Preparei alguns insights poderosos para “nos fazer” pensar melhor nesse assunto
1. A ARMADILHA DA PRESSÃO SOCIAL – “AMIGOS” x “COLEGAS” x “RECALQUE”
É evidente que não podemos ser imunes a qualquer tipo de pressão social.
Somos seres que vivem em sociedade e, como tal, é normal que em algum momento sintamos “pressão” pelas opiniões ou expectativas dos que nos rodeiam. Vamos analisar uma situação típica:
Você está contando para alguém da “sua confiança” quais são os seus objetivos ou ideias, algo que parece ser bom e você tem o carisma suficiente para realizá-los.
Muitas vezes, essa pessoa não mostra muito interesse, não o incentiva ou até mesmo tenta tirar “essas ideias” da sua cabeça.
Se você é uma pessoa que tem medo da rejeição ou de não atender às expectativas dos outros, sempre procura agradar aos demais. Dessa forma, permite que se crie um círculo vicioso como o exemplo abaixo:
- Eu espero que os outros aprovem as minhas expectativas.
- Se não for aprovado, deixo de fazer o que realmente quero (porque acredito que o que eu quero “é absurdo”).
- A minha autoestima diminui e com ela o meu amor próprio.
- Eu volto ao ponto 1 – como tenho uma baixa autoestima, sacrifico as minhas opiniões para adotar os critérios dos outros.
2. “AMIGOS” TÓXICOS QUE NÃO QUEREM O MELHOR PARA VOCÊ
Aprenda como interpretar estas situações, de modo que reforce a sua capacidade de não se deixar enganar pelas pessoas.
Tenha certeza de que a inveja de um amigo ou qualquer ente querido que vive ao seu redor pode ser mais prejudicial do que ódio de um inimigo.
Afinal, um amigo que tenta ofuscar o seu brilho é um amigo que quer controlá-lo, e um amigo que quer controlá-lo é um invejoso.
E por que sente inveja? Pode ser por diferentes razões: o seu relacionamento com as outras pessoas, as suas ideias, o seu modo de ser, etc.
‘Ooooh’ gente, vamos combinar que a palavra “tóxico” deveria ser um adjetivo incompatível com a palavra “amigo” “né nom”.
Então, o antídoto para a toxicidade entre os colegas e amigos é “celebração” do sucesso daqueles ao seu redor, começando pela sua – nossa – própria família.
3. APRENDA A “BRILHAR” SEM SE SENTIR MAL
Para você que eu não conheço – ou talvez até conheça né! -, quero dizer que existem simmmmmm aquelas pessoas que quando entram em um local, iluminam tudo com a sua luz (‘oooooh’ seres abençoados hein – além de iluminados).
E elas são, entre outras coisas, pessoas humildes que aprenderam a admirar os outros sem se sentirem ameaçadas. Elas deixaram de caminhar pela vida como uma mala – sem alças e sem rodinhas… Tomando más decisões (para si próprias) somente para agradar o outro.
Sendo assim, aprenda a ignorar o mundo e ouça mais o que está dentro de você (‘ooooooh’ liberdade).
- Não deixe que ninguém destrua a sua originalidade e as suas aspirações (mesmo que considerem absurdas).
- Não perca o seu tempo com projetos medíocres ou que você realmente não quer apenas porque alguém da “sua confiança” fez você duvidar de seus pontos fortes.
- Não pague o alto preço de se transformar em alguém artificial somente para conseguir o aplauso que você já tem (merece), simplesmente sendo como você é.
Afinal de contas, ninguém tenta destruir um fracassado, “néaam”.
Eu verdadeiramente acredito que o bem NUNCA para, e que coisas boas atraem coisas boas. Logo, se desejo de coração boas vibrações ao próximo, atraio-as para mim, e vice-versa! (Essa sim é uma corrente das boassss)
E aí meu povo, o que vocês me dizem sobre tudo isso que falei (escrevi)!
Gostaria de coração, da opinião de vocês, assim posso crescer e contribuir cada vez mais!!!
Aquele Beijo, e “boas vibrações para cada um de nós!
CrisKarla – Master Coach Integral Sistêmico
Criiiiis… Adorei o texto… Assunto mto interessante e super real!!!
Oiii Denisee!!! É bacana poder observar ao nosso redor e identificar quais são essas pessoas, né!
Em breve teremos novidades espero você aqui novamente 🙂
Adorei Cris
Oi Sara! Fico feliz que tenha gostado! Fique ligada pois trarei mais dicas aqui no blog! E em breve teremos uma palestra disponível!
Adorei Cris. ‘To lacrando sua fala. Obrigada!!