AUTOESTIMA X AUTOSSABOTAGEM

Oi Genteee! Mais uma vez por aqui, que tal “conflitarmos” os temas já abordados por aqui: AUTOESTIMA X AUTOSSABOTAGEM? 

Bora lá?

Quanto mais baixa a autoestima, maior será a tendência a autossabotagem. É muito simples de se entender isso:

Problemas na autoestima significam pontos fracos no seu amor próprio, significa falta de amor por si mesmo.

E essa falta de amor por si mesmo se manifesta através de sentimentos de auto rejeição, não merecimento (não merecer amor, conforto, dinheiro, saúde…), sentimentos de incapacidade, sensação de não ser bom o suficiente…

Sendo assim, de forma inconsciente, você sabota o seu próprio crescimento. Age de uma forma que não é a melhor opção para você, seja nos relacionamentos ou na área profissional.

A criatividade fica comprometida. Suas ideias e ações são contaminadas pela negatividade da sua baixa autoestima e o resultado é a autossabotagem (Eitaaaaa).

Ao melhorar a sua autoestima, de uma forma natural e sem precisar fazer esforço ou pensar muito, você toma atitudes mais confiantes, suas escolhas ficam mais saudáveis em todas as áreas.

Quanto maior o seu amor próprio, mais “inteligente” você fica para guiar a sua vida. Mais assertivas serão suas escolhas e decisões, e mais efetivos e saudáveis serão os resultados de tudo isso em sua vida.

Que tal entender algumas situações que podem acarretar tais comportamentos, separei as seguintes situações que podem afetar a AUTOESTIMA:

  • #1 Você tem lembranças de situações onde você recebeu críticas, ou onde se sentiu rejeitado, abandonado, sem apoio, sozinho, inferior ou comparado negativamente com outras pessoas?
  • #2 Tem lembranças de situações onde você fracassou em algum momento?
  • #3 Tem lembranças de situações onde você sofreu bullying, ou algum outro tipo de abuso psicológico, físico ou sexual?
  • #4 Tem lembranças de situações onde você se sentiu injustiçado, sem chance de se defender?

E como você SE SENTE ao pensar nessas situações HOJE, AGORA? (VOCÊ que está lendo esse texto, escreve no papel o seu SENTIMENTO ao se lembrar disso, faça isso “please”) Tente lembrar e perceba quais tipos de pensamentos, sentimentos e emoções isso lhe traz NESTE EXATO MOMENTO? (GENTE, escrevaaaaaaa).

Se surgirem emoções negativas, tais emoções estão contribuindo para baixar a sua autoestima (e te limitar). É preciso CURAR esses sentimentos tóxicos para que seu amor próprio e autoconfiança sejam resgatados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *